Home / Notícias Parceiros / CFC divulga resultado do primeiro Exame de Suficiência de 2017

CFC divulga resultado do primeiro Exame de Suficiência de 2017

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgou, na última segunda-feira (8/5), o resultado do Exame de Suficiência, voltado para bacharéis em contabilidade que pretendem obter o registro na categoria. Com aproximadamente 54 mil inscritos e cerca de 46 mil presentes, o primeiro exame de 2017 teve índice de aprovação de 25% e foi realizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

A novidade deste ano é que o CFC divulgará os dados estatísticos desta edição por Instituição de Ensino Superior, considerando número de inscritos, presentes, aprovados e reprovados. “O principal objetivo do Exame é oferecer à sociedade profissionais mais gabaritados para exercer suas funções a partir de um nivelamento de conhecimento técnico”, explica o vice-presidente de Registro do CFC, Marco Aurélio de Almeida.

Entre os Estados com maiores índices de aprovação estão Rio Grande do Sul (36,4%), Santa Catarina (36,3%) e Rio de Janeiro (34,9%). O número total de aprovados foi de 11.860 profissionais, e o exame teve 13% de abstenção.

O exame de suficiência é indispensável para obtenção do registro profissional e foi instituído em 2010 com o objetivo de garantir o nivelamento e a qualidade dos serviços contábeis oferecidos no País.

A prova foi aplicada no dia 26 de março e abordou temas relativos a contabilidade geral, contabilidade de custos, contabilidade aplicada ao setor público, contabilidade gerencial, controladoria, teoria da contabilidade, legislação e ética profissional, princípios de contabilidade e normas brasileiras de contabilidade, auditoria contábil, perícia contábil, noções de direito, matemática financeira e estatística e língua portuguesa.

Veja Também

Nova versão do PGMEI entra em produção com duas versões

Entrou em produção, no dia 11 de dezembro de 2017, a novo PGMEI. A partir …

Rejeitado projeto sobre divulgação obrigatória de balanço contábil de grande empresa

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços rejeitou proposta que determina a todas …