Home / Geral / Comissão aprova prazo para extinção de registros de empresas

Comissão aprova prazo para extinção de registros de empresas

Postado em 22/05/2018 – Fonte: Agência Câmara Notícias

O Projeto de Lei 8239/17 altera a lei que criou a Redesim (11.598/07)

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou projeto que dá o prazo de cinco dias úteis, após a baixa da empresa, para que todos os registros dela sejam extintos da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). A proposta é de autoria do senador Hélio José (Pros-DF).

O Projeto de Lei 8239/17 altera a lei que criou a Redesim (11.598/07), um sistema integrado, envolvendo as três esferas administrativas do serviço público (União, estados e municípios), que possibilita ao empresário dar entrada a todos os documentos necessários para abrir, alterar ou fechar a empresa em um único local (junta comercial do estado).

A rede foi criada para melhorar o ambiente de negócios no País. Sem ela, por exemplo, uma pessoa que deseje abrir uma empresa de venda de mercadorias precisa obter registro em órgãos diferentes como a Junta Comercial (registro legal), Receita Federal (CNPJ) e Secretaria Estadual da Fazenda (inscrição estadual).

A lei já obriga a baixa da empresa solicitante em todos os órgãos da Redesim, mas sem impor um limite temporal. Segundo o relator do projeto, deputado Helder Salomão (PT-ES), a ausência desse limite “pode tornar [o empresário] refém da lentidão burocrática ainda presente em muitos órgãos administrativos”.

“A proposta prevê a extinção de qualquer registro do empresário, não dando margens a intermináveis demandas administrativas que solicitem ao empresário a comprovação de sua efetiva baixa”, acrescentou Salomão.

Tramitação
A matéria tramita em caráter conclusivo e será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem – Janary Júnior

foto: Lúcio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados

 

Veja Também

GRUPO CONVERSAS REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO NA SEDE DA RECEITA FEDERAL

Grupo CONVERSAS  realiza primeira reunião do ano na sede da Receita Federal Na última sexta-feira …

O PRESIDENTE DO SESCON PIAUI PARTICIPOU DA ACR FENACON

O Presidente do Sescon Piauí Raulino Filho participou  na última sexta-feira ( 25/05) no Hotel Royal …